Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Cantiga para não morrer (Ferreira Gullar)

Quando você for se embora,

moça branca como a neve,
me leve.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Vou-me embora para Pasárgada (Manoel Bandeira)

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
 Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Para refletir

Uma moça estava à espera de seu vôo, na sala de embarque de um grande aeroporto. Como ela deveria esperar por muitas horas, resolveu comprar um livro para passar o tempo. Comprou, também, um pacote de bolachas. Sentou- se numa poltrona, na sala Vip do aeroporto, para que pudesse descansar e ler em paz.



Ao lado da poltrona onde estava o saco de bolachas sentou-se um homem, que abriu uma revista e começou a ler. Quando ela pegou a primeira bolacha, o homem também pegou uma. Sentiu-se indignada, mas não disse nada. Apenas pensou: Mas que cara de pau! Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no olho, para que ele nunca mais se esquecesse desse atrevimento! A cada bolacha que ela pegava o homem também pegava uma. Aquilo a foi deixando indignada, mas não conseguia reagir.


Quando restava apenas uma bolacha, ela pensou: ah... o que, esse abusado vai fazer agora? Então o homem dividiu a última bolacha ao meio, deixando a outra metade para ela. Ah! Aquilo era demais! Ela estava bufando de raiva! Então, ela pegou seu livro e suas coisas e se dirigiu ao local de embarque. Quando ela se sentou, confortavelmente, numa poltrona, já no interior do avião, olhou dentro da bolsa para pegar alguma coisa; e, para sua surpresa, o seu pacote de bolachas estava lá, ainda intacto, fechadinho! Ela sentiu tanta vergonha! Ela percebeu que a errada era ela, pois havia se esquecido que suas bolachas estavam guardadas em sua bolsa.


O homem havia dividido as bolachas dele sem se sentir indignado ou revoltado. Enquanto ela tinha ficado muito transtornada, pensando estar dividindo a dela com ele. E já não havia mais tempo para se explicar... Nem pedir desculpas!


Quantas vezes, em nossa vida, nós é que estamos comendo a bolacha dos outros, e não temos consciência disso! A ganância e a fa1ta de partilha nos impedem de ver a realidade de pensar-nos outros.


Existem quatro coisas que não se recuperam... A pedra depois de atirada! A palavra depois de proferida! A ocasião depois de perdida! E o tempo depois de passado!


Pense nisso...






Kátia, 3º E



sexta-feira, 16 de julho de 2010

ETAN faz escolha do livro didático!


A escolha dos livros didáticos teve duas etapas:

No dia 16.06.10,os professores do Ensino Fundamental,desta escola,reuniram-se e fizeram suas escolhas.
Os professores privilegiaram as coleções que atendem aos critérios dos PCNs e a avaliação do MEC.Nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática além desses critérios, os professores observaram também, a coleção que possui as atividades de acordo com o Gestar.
No dia 24.06.10, foi promovido um encontro com todos os professores do município para, se possível, unificar as escolhas. A única disciplina que não houve acordo entre os professores, para unificar, foi Inglês.
Os livros escolhidos serão usados pelos alunos durante os próximos três anos: 2011,2012 e 2013.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Agradecimento

No dia 16.06.10, a equipe ETAN Notícias participou de uma reunião com a professora e jornalista Fernanda Steigenberg Ramos.
Fernanda falou sobre o curso de Jornalismo, a carreira de um jornalista e também ensinou alguns truques de redação e diagramação.
A equipe agradece de coração, a presença da jornalista, pois a mesma compreendeu as dificuldades da equipe, sanou dúvidas e deixou a equipe mais motivada a continuar o projeto.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Sugestões

O Jornal Etan Notícias abre espaço para você, leitor. Dê sugestões de reportagens, entrevistas, eventos, através dos comentários aqui no blog. Esperamos a sua contribuição!

Prorrogado o prazo para a inscrição do ENEM 2010

Foi prorrogado o prazo para as inscrições do ENEM 2010. Os alunos que não conseguiram fazer a inscrição no prazo normal, que venceu dia 09 de Julho, ainda tem essa semana para efetuar a inscrição. O novo prazo vence dia 16 de Julho. Não perca essa chance!